Preparação para a descoberta de vida extraterrestre será discutida

Biblioteca do Congresso norte-americano terá em setembro dois dias de debate sobre como a sociedade terrestre deve se preparar para o impacto da descoberta de vida alienígena

As mais recentes descobertas da ciência, seja em termos de organismos extremófilos aqui na Terra, vivendo em condições e ambientes antes considerados impossíveis, mais a confirmação de ao menos vinte mundos habitáveis já descobertos, parecem apontar para a iminência do maior achado da história da humanidade: a vida extraterrestre. E como preparar as pessoas para essa futura realidade será o tema de dois dias de debate em Washington, EUA.

 

A biblioteca do Congresso norte-americano, que tem o nome de Centro John W. Kluge, será entre os dias 18 e 19 de setembro palco de um simpósio cujo tema é: Preparando para a Descoberta - Um Enfoque Racional para o Impacto de Encontrar Vida Microbiana, Complexa ou Inteligente Além da Terra. De acordo com o principal apresentador dos debates, Steven J. Dick, astrônomo, historiador anteriormente ligado à NASA: "A possibilidade de que organismos simples ou complexos sejam descobertos fora da Terra nos compele a perguntar como devemos nos preparar para lidar com esse conhecimento". Chama, sem dúvida, a atenção a alusão à descoberta também de vida inteligente além de nosso planeta.

 

O evento será dividido em 4 painéis para analisar as implicações históricas, filosóficas, teológicas e sociológicas da astrobiologia, incluindo o estudo científico da origem e do futuro da vida. Um painel discutirá qual enfoque será dado diante do impacto da descoberta de extraterrestres. Um segundo debate será dedicado à mudança de conceitos quanto ao que seja a vida, inteligência e civilização, conceitos hoje muito ligados a modelos antropocêntricos. As consequências em termos filosóficos e teológicos da descoberta de que o Universo está repleto de vida serão tema de outro painel. E a discussão final será sobre o impacto prático da pesquisa da astrobiologia sobre a sociedade.

 

Fonte: Revista Ufo