Vida alienígena deve ser encontrada em uma década, prevê cientista-chefe da NASA

Ellen Stofan crê que nunca estivemos tão próximos de saber se estamos, ou não, sozinhos no Universo

Uma daquelas velhas perguntas que assombram a humanidade há milênios pode estar muito perto de ganhar uma resposta definitiva. Estamos sós no Universo? “Eu acho que nós vamos ter fortes indicações de vida fora da Terra em uma década, e acho que vamos ter uma evidência definitiva dentro de 20 a 30 anos”, previu ninguém menos que Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em um painel de discussão sobre o tema organizado pela agência.

Com o nosso conhecimento sobre exoplanetas aumentando a cada dia, sem contar o aprimoramento de instrumentos capazes de detectar biomarcadores em atmosferas distantes, a descoberta pode ser inevitável em um futuro próximo. “Nós sabemos para onde olhar. Nós sabemos como olhar”, observou Ellen. “Na maioria dos casos, nós temos a tecnologia, e estamos no caminho de implementá-la. Por isso eu acho que estamos, definitivamente, na estrada”, complementou.

Outro que também pensa dessa forma é o ex-astronauta John Grunsfeld, atualmente administrador associado do Science Mission Directorate da NASA. Para ele, encontrar vida alienígena é uma questão de (pouco) tempo. “Eu acho que estamos a uma geração no nosso sistema solar, seja em uma lua congelada ou em Marte, e a uma geração em um planeta ao redor de uma estrela próxima”, disse Grunsfeld.

» Saiba o que Chico Xavier dizia a respeito

Fonte: Revista Galileu (via Data Limite)

Foto: RADIOTELESCÓPIOS DO ALMA CAPTAM SINAIS DO UNIVERSO (FOTO: ESO/B. TAFRESHI)