Saiba por que estar hidratado é um dos maiores remédios da humanidade

Os médicos gostam de discordar - exceto em um ponto. Para ter uma vida boa, você precisa beber, em média, 2 litros de água por dia, quando as temperaturas estão amenas, para se manter hidratado. Quando as temperaturas estão mais altas e o suor gera uma perda ainda maior de líquido, são necessários, pelo menos, 3 litros.

 

Afinal, nosso corpo é composto por cerca de 60% de água e, sem ela, nada funciona. Afinal, podemos resistir um mês sem alimentos sólidos, mas não aguentamos mais de sete dias sem beber água. Afinal, estar hidratado é vital para o funcionamento do nosso corpo. Mas por quê? Por que estar hidratado é tão importante assim para o organismo? Porque a água é tudo e mais um pouco. Ela é o remédio natural para o nosso organismo.

 

A limpeza

 

A água participa de quase todos os processos químicos do organismo, dissolvendo e transportando substâncias vitais. O organismo depende dela para várias funções, que variam da proteção ao cérebro à digestão. Mas uma das funções mais importantes é a de solvente: a água chega ao interior das células transportando nutrientes, lavando e arrastando para fora os venenos e toxinas produzidos pelo corpo.

 

Os problemas

 

Como temos reservas de água no organismo, só precisamos nos hidratar com cerca de 2 litros, muito embora sejam necessários pelo menos 4 litros para efetuar apenas essa tarefa de forma satisfatória. Com o sangue, por exemplo, 1500 litros de água passam pelos nossos rins a cada dia. Daí, eles formam a urina, que contém 95% de água em sua composição. É muita água e em questões muito importantes.

 

O consumo muito reduzido de água pode originar diversas disfunções, como o acúmulo de gorduras, baixo tônus muscular, deficiências digestivas, prisão de ventre, dores de cabeça, enxaqueca, problemas nas articulações e ressecamento da pele. Em casos extremos, a desidratação pode, também, causar alucinações. Não dá para viver sem água.

 

Perda de líquido e hidratação

 

Hidratar-se é, basicamente, repor água no organismo. Isso é necessário porque, ao longo do dia, o organismo perde líquido pela urina, pelas fezes, pelo pulmão, pela pele (com a excreção do suor), pelo vômito ou diarreia, por hemorragias, pela transpiração interna… Em números, um adulto perde diariamente algo em torno de 2,5 litros de água, o que corresponde a cerca de 10 copos cheios. Dividindo entre as formas de perder líquidos, meio copo se esvai pelas solas dos pés; de 2 a 4, pela respiração; 2, pela transpiração; e 3, pela urina.

 

Como o organismo perde líquido quase na mesma velocidade que requer sua ingestão, ele desenvolveu, ao longo de sua evolução, alguns sintomas com a obrigação de nos lembrar dessa ingestão, como a sede, principalmente. No entanto, não é preciso chegar aos sintomas para ser indicado se hidratar: aqueles 2 litros do qual falamos lá no começo são necessários sempre e a hidratação deve ser um hábito, mesmo no inverno, quando o corpo requer menos líquido.

 

Mas basta só beber água para se hidratar?

 

Em forma sólida, o organismo também tira água dos alimentos, especialmente daqueles que têm maior quantidade de líquido, como frutas – especialmente abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde – e verduras – principalmente abobrinha, abóbora d'água e pepino. Isso porque não basta só beber água para evitar a desidratação. O organismo também precisa de sais minerais e vitaminas que, outros líquidos, em geral, têm mais do que a água em si.

 

Entendendo essa necessidade do nosso organismo, organizações no Brasil e nos Estados Unidos se uniram para pensar no futuro da hidratação. Depois de muito estudo e desenvolvimento, eles chegaram em Drinkfinity, um novo sistema de bebidas que supre a necessidade de manter a hidratação o dia todo – e que te ajuda lembrar que é hora de beber água.

 

O sistema é composto por uma Vessel, uma garrafa com design inovador e a possibilidade de ser reutilizada, e pelos Pods, cápsulas que combinam sabor, aroma e nutrientes em formas de líquido e pó. Quando os Pods são adicionados ao Vessel e misturados com a água, o resultado é hidratação o dia todo. Exatamente como a gente aprendeu na aula de ciência que era superimportante.

 

Confira, em um minuto, mais sobre a proposta de Drinkfinity e sobre o futuro da hidratação:

 

 

Fonte: