Veja como o campo magnético da Terra está mudando

Quando o campo magnético da Terra muda, coisas estranhas acontecem. Agora, o sistema de satélites Swarm, da Agência Espacial Europeia, mostrou como exatamente o magnetismo do nosso planeta está mudando.

 

Lançado em 2013, o Swarm é formado por três satélites que medem a força do campo magnético da Terra remotamente. Esses novos resultados são baseados nas mudanças nos sinais magnéticos provenientes do núcleo da Terra; azul significa que o campo está diminuindo, magenta significa que está aumentando.

 

As medidas feitas nos últimos seis meses confirmaram a tendência geral que esperávamos ver: um enfraquecimento gradual no campo do planeta. Na verdade, os declínios mais intensos são no hemisfério ocidental, especialmente próximo à América do Norte.

 

Mas eis as particularidades. O campo magnético sobre a parte sul do Oceano Índico se fortaleceu desde janeiro, por exemplo. E os resultados também mostram que o norte magnético continua se movendo em direção à Sibéria.

 

Ao longo dos próximos meses, pesquisadores vão investigar ainda mais os dados para entender como contribuições magnéticas de outras fontes – o manto, crosta, oceanos, ionosfera e magnetosfera – afetam também o nosso campo. [ESA]

 

Fonte: Gizmodo