A vista mais distante do Universo já capturada é impressionante

O Universo é vasto e parece quase infinito. O telescópio Hubble nos lembra mais uma vez disso, na forma desta linda imagem. Esta é a primeira foto do projeto Frontier Fields, da NASA, e é o mais longe que já vimos do espaço.

A única coisa mais impressionante da imagem em si é como ela foi tirada. Os cientistas da NASA criaram uma espécie de lente zoom natural, usando a flexão da luz que ocorre quando galáxias se atraem. A grande imagem abaixo mostra Abell 2744, um grupo de centenas de galáxias a 3,5 bilhões de anos-luz da Terra. Mas não estamos apenas vendo fotos bonitas de estrelas, mas estamos tendo uma aula de história também: ao fundo, estão galáxias a mais de 12 bilhões de anos-luz, cuja luz foi ampliada pela gravidade da Abell 2744.

 

"O Frontier Fields é um experimento; nós podemos usar a preciosa qualidade de imagem do Hubble e as teorias da relatividade geral de Einstein para procurar as primeiras galáxias?", disse Matt Mountain, diretor do Space Telescope Science Institute, em um comunicado. "Juntamente com os outros Grandes Observatórios, estamos iniciando um programa conjunto para usar aglomerações de galáxias para explorar os primeiros bilhões de anos da história do Universo."

 

Um time composto pelos melhores astrônomos do mundo foi reunido para esta ambiciosa iniciativa. Os Grandes Observatórios a que ele se refere incluem o Hubble, assim como o telescópio espacial Spitzer e o observatório de raios-x Chandra. A NASA planeja combinar imagens dos três. É como se fosse um Megazord dos telescópios. E isso é incrível.

 

Fonte: Gizmodo